Busca de Certidões em Portugal, Itália e Brasil

Busca de Certidões em Portugal, Itália e Brasil

Somos especializados em assessoria ao reconhecimento das Cidadanias Italiana e Portuguesa, diversos tipos de serviços consulares, e também realizamos o auxilio e a assessoria completa na obtenção de Vistos para diversos tipos de países. 

Caso você não conheça o local exato de nascimento/batismo e casamento dos seus antepassados é necessário fazer a pesquisa do registro, ou seja, é preciso encontrar o livro onde o nascimento/ batismo e casamento foram registrados.


No caso da Itália

Somente para você entender a dificuldade de encontrar um registro e conseguir uma certidão do século XIX (1800 a 1899), que é a grande maioria, explicamos como é a divisão geográfica da Itália.

A Itália é dividida em 20 regiões. Cada região tem suas Províncias, das quais se totalizam 109 em toda Itália. Cada Província possui seus Comune. Existem 8.101 Comune na Itália, ou seja, se a pessoa não sabe a Região ou Província teremos que pesquisar nas 8.101 Comunes italianas e neste caso é praticamente impossível localizar o registro.

Exemplo

A Provincia di Treviso localiza-se na Região do Veneto e possui 98 Comunes, entre eles o Comune di Treviso. É como São Paulo cidade e estado.

Os registros civis (nascimento, casamento e óbito) na Região do Veneto começaram em setembro de 1871.

Na maioria das regiões do norte da Itália começaram no ano de 1866 ou 1871. No Sul os registros civis começaram antes.

Caso o seu ascendente italiano nasceu na Provincia di Treviso DEPOIS de setembro de 1871, o registro pesquisado é NASCITA e se encontra no Ufficio dello Stato Civile de uma das 98 cidades.

Caso o ascendente italiano tenha nascido ANTES de 1871, na Provincia di Treviso, o registro pesquisado é o BATTESIMO e se encontra em alguma igreja. A maioria das cidades possui mais de duas igrejas e no caso de Treviso seria necessário pesquisar em no mínimo 300 igrejas.

Portanto essa busca é bem minuciosa e trabalhosa, para isso as informações familiares são se suma importância para lograr êxito.


Busca de certidões em Portugal, como funciona?

Para que a busca de certidões em Portugal tenha sucesso é necessário reunir o maior número de informações possíveis do seu familiar português.

Documentos anteriores ao ano de 1911 podem ser mais difíceis de encontrar, porque os assentos (certidões) eram paroquiais, ou seja, os registros dos cidadãos eram realizados nas paróquias/igrejas dos bairros/freguesias, onde eram feitos os batismos dos filhos e os casamentos.

Já para a busca de certidões em Portugal a partir do ano de 1965, as informações são mais fáceis e normalmente já estão informatizadas.

Para ter sucesso na busca das certidões dos seus antepassados, são necessárias algumas informações mínimas como.

Nome Completo do Português;

Data ou Ano aproximado de Nascimento;

Filiação (nome dos pais);

Local de Nascimento (distrito, conselho e freguesia/bairro).


Lembrando que para os cidadãos nascidos antes de 1911, as buscas deverão ser feitas diretamente nos Arquivos Distritais, pois até este ano não existiam cartórios civis e os cidadãos portugueses eram registrados nas igrejas.

Para começar o processo das certidões em Portugal e obter a sua cidadania portuguesa, a sua busca deve-se iniciar por estas informações através de outros documentos do seu familiar português, e na colheita de informações sobre seus antepassados.

Quais as vantagens de buscar um profissional especializado, um advogado no caso?

As empresas especializadas nesse serviço podem encurtar e muito esse processo por já terem experiência no assunto.

O escritório coleta as informações com o descendente e realiza o serviço de pesquisa diretamente nos órgãos competentes (Arquivos Distritais e Conservatórias).

Nós do Cartório Brasil Europa contamos com profissionais em Portugal, Itália e no Brasil, para realizar a busca e pesquisas de Certidões de Batismo, Nascimento e casamento, com agilidade e segurança.

Fale Conosco










contato

Avenida da Liberdade 615, 1º, Braga, 4710-251, Portugal